Borborema é destaque: o município recebe o Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

O município de Borborema recebe mais uma premiação como reconhecimento e efetivação de ações positivas que o município vem desenvolvendo nos últimos anos. Desta vez, a prefeita Gilene Cândido recebeu, como representante de Borborema, o Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, ficando, portanto, em 2º lugar na categoria de municípios menor que 30 mil habitantes, evidenciando, com a premiação, a potencialidade e importância no pilar “Sustentabilidade”, ficando, como mencionado anteriormente, na segunda colocação no Estado da Paraíba.

A solenidade de entrega do prêmio ocorreu nesta quinta-feira, 17 de novembro, em João Pessoa. O objetivo do referido prêmio é incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.

Para a prefeita do município, Gilene Cândido, essa é mais uma conquista importante para o município, evidenciando, com isso, que as ações de gestão pública que estão sendo realizadas no município seguem no caminho certo e está sendo reconhecida não apenas a nível regional, mas sobretudo estadual e, também, nacionalmente. Pois, é importante pontuar que o prêmio parte das premissas de reconhecimento de inciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivo à implementação de projetos de melhoria na esfera pública, bem como compartilhamento de referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorização de serviços públicos em benefício da população.

O IGMA

O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) parte de conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, sendo reconhecidos os municípios que agregam projetos para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuam para a qualidade de vida da população.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila. Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA e do pilar no qual os projetos estavam inseridos.

Com isso, Borborema segue sendo destaque positivo nas ações de serviços públicos na região do Brejo paraibano e é, também, destaque estadual no pilar Sustentabilidade, de acordo com o Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, que são os responsáveis pela avaliação e, após as devidas análises, premia aqueles municípios que conseguem se destacar naquele pilar o qual foi proposta para a referida avaliação.

Da Assessoria
Prefeitura de Borborema

COMPARTILHAR