Borborema recebe, como premiação de meta alcançada nos indicadores do PQAVS, câmara fria para armazenamento de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde de Borborema recebeu, nesta segunda-feira (19), do Governo do Estado, uma câmara fria que servirá para o armazenamento, em maior quantidade, das vacinas que chegam ao município.

O referido equipamento é fruto de uma meta alcançada pelo município referente ao período de janeiro a agosto de 2018. Nesse tempo Borborema havia ficado em primeiro lugar entre os três municípios com maior desempenho em metas alcançadas no Estado da Paraíba, referente às coberturas vacinais de acordo com dados do PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde), que compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral as ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.

A Secretária de Saúde do município, Mayane Cândido, agradeceu ao Governo do Estado e parabenizou toda a equipe de saúde. Mayane também enfatizou a importância dessa premiação e disse que essa é uma conquista não apenas da Prefeitura, mas especificamente dos profissionais da saúde que contribuíram, de forma direta, para essa conquista, tanto da meta alcançada como também do novo equipamento que chega para auxiliar ainda mais no armazenamento das vacinas.

As vacinas são medicamentos essenciais para proteger a saúde da população e prevenir o aparecimento de doenças. No entanto, se forem armazenadas de maneira inadequada, elas podem perder a sua potência ou acarretar efeitos adversos aos pacientes. E, com isso, a câmara fria serve para que a Secretaria de Saúde possa manter a temperatura adequada, e em maior quantidade, para a continuação do armazenamento seguro das vacinas que chegam ao município de Borborema, tendo em vista que esse procedimento já é realizado no município, e o novo equipamento vem para reforçar ainda mais na prática dessas ações.

Da Assessoria
Prefeitura de Borborema

COMPARTILHAR