Borborema se destaca no desempenho da Atenção Primária de Saúde

O município de Borborema se destaca nos indicadores de desempenho da atenção primária em saúde, atingindo a nota de 9.12, ocupando o 3º lugar na 2ª Região de Saúde, de acordo com o relatório do Previne Brasil – SUS.

O reconhecimento e pontuação satisfatória, a qual coloca Borborema em uma posição de destaque, é fruto do compromisso da Gestão Municipal com um trabalho integrado e eficiente realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando a efetivação dos serviços essenciais a todos os cidadãos e cidadãs de Borborema.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Da Assessoria
Prefeitura de Borborema

COMPARTILHAR