História

Borborema, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 5.186 habitantes. Área territorial de 26 km². Primeira cidade brasileira a possuir uma hidroelétrica construída por alemães que moravam na região. Realiza no mês de janeiro a melhor festa de São Sebastião da região.

A ocupação das terras onde hoje se localiza o município iniciou-se em 1912 com a aquisição de terras pelo advogado José Amâncio Ramalho, vindo da cidade vizinha de Araruna – PB. Ramalho construiu um açude e a seguir uma hidrelétrica que forneceu iluminação às cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema até 1962. Posteriormente, instalou uma despolpadeira de arroz e um fecularia. Isto deu origem à vila de Camucá, que originaria a sede do município. Em 1913, o trem chegou à região, ajudando a consolidar o povoamento, que se expandia graças à agricultura. Na década de 20 do século XX foi construída da igreja de Nossa Senhora do Carmo8 José Ramalho, muito empreendedor, teve a preocupação de contratar um engenheiro para planejar a cidade.

Percebe-se tal marco onde as ruas são todas largas e com mão e contra-mão complentamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas. Logo após a vontade de emancipar-se tomou conta dos grandes homens da vila que recebeu dentre outros nomes: Camucá, Borborema, Boa Vista e por fim Borborema.

De acordo com a Lei 2.133 de 18 de Maio de 1959, foi elevado à categoria de município com a denominação de Borborema, desmembrado de Bananeiras. A Lei 1.198 de 2 de Abril de 1955 que fixa a divisão administrativa e judiciária do estado:
Art 1 – É criado o município de Borborema. Com seguintes limites:
– Município de Bananeiras partindo do ponto onde o riacho bananeiras penetra em

Pirpirituba onde na margem esquerda deste mesmo riacho e por ela seguindo até a cachoeira do roncador; prossegue daí em linha reta até o cruzamento da linha férrea Pirpirituba-Borborema, com a linha férrea no lugar de samambaia, prosseguindo por esta linha férrea até a fecularia do Dr. José Amâncio, onde seguem em linha reta a antiga estação ferroviária de Manitú, continuando desta também em linha reta até encontrar com a divisa do município de solânea passando entre as casas sedes do engenho Canafístula e Câmará.

Art 9 – A presente Lei entrará em vigor no dia 1° de Novembro de 1959. Sendo fica facultado que a data de emancipação política desta não é 1° de novembro. O primeiro prefeito nomeado pelo governador do estado foi o Sr. Antônio Costa.
Prefeita Atual: Maria Paula Gomes Pereira, que ocupou o cargo em 2013

As ruas bem definidas, as casas em estilo barroco, a própria casa do fundador da cidade que fica em frente a um grande largo que dá de frente com a Igreja Matriz, a curiosidade fica por conta de que a torre da Igreja Católica pode ser vista de qualquer ponto da cidade.

Na cidade ainda encontramos a famosa “Ilha da Fantasia”, ideia do prefeito Amâncio Ramalho, que na década de 1990 atraiu grande quantidade de turistas para a região e ainda hoje se pode comer diariamente no local além de poder admirar a bela vista da natureza do brejo paraibano.

HINO

No passado foste grande
com destaque a merecer,
nas ações de magnos homens
o progresso a florescer

Pequinino e altivo chão
das tuas águas deu-se a luz,
redimindo o teu brilho
tua gente te conduz

Borborema terra amada,
Exuberante e adorada,
Por onde andarmos
Serás sempre exaltada.

Entre teus filhos aclamada
Borborema, mãe gentil,
verdes serras e límpidas águas,
linda parte do Brasil.

Colossos filhos do passado,
iguais são os do presente,
engrandecendo o teu nome,
brilharás plenamente.

Borborema terra amada,
Exuberante e adorada,
Por onde andarmos
Serás sempre exaltada.