NOVEMBRO AZUL: Secretaria realiza 100 exames PSA em homens acima dos 50 anos

Estamos no mês “Novembro Azul”, mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. Em alusão a este período representativo, a Secretaria Municipal de Saúde de Borborema realizou nesta segunda-feira, 8 de novembro, exames de PSA em 100 (cem) homens do município acima dos 50 anos de idade.

O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 50 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Novembro Azul: essa é uma campanha de todos nós em prol da saúde de todos os homens. Cuide-se! A saúde sempre em primeiro lugar!

COMPARTILHAR