
A Prefeita de Borborema, Gilene Cândido, cumpriu nesta quinta-feira, 25 de abril, uma agenda na Capital Paraibana, João Pessoa. A Chefe do Executivo Municipal participou do Encontro de Mulheres Municipalistas e de uma capacitação de prefeitos e servidores sobre Alternativas de Incremento de Receita, organizados pela Federação das Associações de MunicÃpios da ParaÃba (FAMUP).
Durante o Encontro de Mulheres Municipalistas foi discutido os recentes casos de feminicÃdio ocorridos na ParaÃba e as ações que podem ser adotadas pelos municÃpios para a diminuição dos Ãndices de violência contra a mulher.
Ainda durante o encontro, os participantes tiveram acesso a dados que revelam que, apenas nos três primeiros meses deste ano, 1.016 inquéritos citando casos de violência contra a mulher foram instaurados nas delegacias da ParaÃba. O número representa, aproximadamente, 11 mulheres vÃtimas de violência por dia, no perÃodo de janeiro até este mês de abril.
A Prefeita ainda esteve participando de uma capacitação, promovida pela Federação das Associações de MunicÃpios da ParaÃba (Famup), em parceria com a Confederação Nacional de MunicÃpios (CNM). A capacitação que foi ministrada pelo professor Eudes Sippel, recebeu prefeitos e servidores e tratou das Alternativas de Incremento de Receita.  .
Os participantes do evento receberam informações sobre os seguintes temas: Arrecadação do MunicÃpio e o tratamento a ser dado aos tributos de sua competência, Código Tributário Municipal, Organização de equipe de fiscalização e arrecadação tributária, Gestão Tributária, Imposto sobre Serviços – ISS, Simples Nacional e o papel dos MunicÃpios, IPTU e as alternativas para ampliar a receita, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), O tratamento a ser dado ao ITR, Contribuição de Melhoria, além das alternativas para melhorar a arrecadação do ICMS, IPVA, CFEM e FPM, para os MunicÃpios.