Prefeitura de Borborema emite Nota de Esclarecimento sobre a quantidade de aplicação de vacinas contra Covid-19

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Borborema emite Nota de Esclarecimento a respeito de algumas informações que estão circulando nas redes sociais, e sites, sobre a quantidade de doses de vacinação contra a Covid-19 aplicadas na população do município.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Borborema, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta prestar esclarecimento referente à aplicação de vacinas contra a Covid-19 no município de Borborema.

Diante do que foi recentemente veiculado em um Portal de Notícias da região, no qual aponta o município de Borborema como sendo o que menos aplicou vacinas contra a Covid-19 na população até o presente momento na região, a Secretaria de Saúde esclarece que, no que se refere a quantidade de doses destinadas e, consequentemente, aplicadas na população do município, houve um equívoco, não por parte da matéria veiculada no Portal, mas sim pela contagem dos dados publicados na Nota Informativa da Secretaria de Saúde do estado. Diante disto, informamos à população, bem como para os meios de comunicação, que o que houve, de fato, foi uma falha no sistema de contagem das aplicações das vacinas, motivo pelo qual a Secretaria Municipal de Saúde de Borborema ficou impossibilitada de publicar os referidos dados reais e devidamente atualizados. 

Outro problema enfrentado pelo município de Borborema foi em relação ao número de doses recebidas que constam no sistema. Pois, neste consta que Borborema recebeu, na primeira dose, um total de 841 vacinas, porém chegaram ao município apenas 796 doses para a aplicação da primeira vacina, ou seja, outro erro que também consta no Sistema de Saúde Nacional. Inclusive, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com uma matéria publicada pelo Estadão, está apurando suspeita de que lotes da vacina contra a covid-19 Coronavac tenham sido entregues entre março e abril com quantidade inferior à informada.

Outro ponto que a Secretaria de Saúde do município de Borborema gostaria de esclarecer é sobre uma imagem que circula nas redes sociais na qual “mostra” Borborema como sendo o quarto município de Paraíba com o maior número de casos neste último dia 28 de abril. A referida imagem mostra um total de 40 novos casos de Covid-19 no município no intervalo de 24 horas. Reiteramos que esse dado não condiz com a realidade. Pois, Borborema nunca registrou, até o presente momento, essa quantidade de casos no intervalo de 1 dia. 

Diante do que foi supracitado no que se refere às incompatibilidades de dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, nossa equipe já está tomando as devidas providências para que, o mais rápido possível, todas as informações sejam devidamente atualizadas e que, a partir disto, haja a consonância dos dados apresentados pela Secretaria Municipal e Secretaria Estadual de Saúde no que se refere à quantidade de doses recebias e aplicadas de vacinas contra a Covid-19 em nosso município. Os dados atualizados do nosso VACINÔMETRO registram 796 vacinas para a primeira dose, 352 para a segunda dose e um total de 1.148 doses aplicadas na população do município. 

Em tempo, a Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com as famílias e amigos das pessoas especiais que perdemos recentemente em decorrência da Covid-19. Reafirmamos os nossos compromissos e cuidados para com a população e pedimos, encarecidamente, que a população contribua com as medidas estabelecidas pelo Novo Decreto nº 17/2021. Estamos trabalhando incansavelmente para que possamos, o mais breve possível, vencer essa pandemia, mas para isso precisaremos da colaboração de cada cidadão borboremense. 

Da Assessoria
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Borborema

 

COMPARTILHAR