Prefeitura realiza reunião com agricultores e produtores rurais de banana do município

A Prefeitura Municipal de Borborema, por meio da ação da Secretaria de Agricultura, realizou na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto, uma reunião com aproximadamente 20 (vinte) agricultores e produtores rurais de banana do município de Borborema.

A reunião teve como objetivo informar que com parcerias entre o Estado/Empaer e o município, a Secretaria de Agricultura irá disponibilizar de mais um serviço para essa classe; a emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), documento que subsidia a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), e é emitido por um responsável Técnico habilitado.

O CFO e a PTV são necessários para que o produtor possa comercializar seus produtos com certificação de fitossanitária, atendendo requisitos normativos nacionais e internacionais, conforme o caso. Atualmente, esses documentos são exigidos para o trânsito de plantas, mudas ou frutos de banana e citros.

Com dedicação e muito trabalho, a equipe do Poder Público Municipal conseguiu alcançar mais essa conquista que beneficiará os mangaeiros de todo município. O engenheiro agrônomo Rui Moraes irá se disponibilizar para emissão da CFO, na Secretaria de Agricultura do Município.

Com isso, Borborema se destaca como um dos poucos municípios da Paraíba que realizará esse serviço. Na próxima semana a Secretaria de Agricultura disponibilizará CFO, e estará, também, aberta para atender todos que a procurarem.

A reunião contou com a participação de Rui Moraes Cavalcante Filho (Chefe do Regional da EMPAER de Solânea), da prefeita Gilene Cândido e do vice-prefeito Amâncio Ramalho; do Chefe da Empaer local, João Matias Neto, e de toda equipe da Secretaria de Agricultura.

Da Assessoria
Prefeitura de Borborema

COMPARTILHAR