Na ultima segunda-feira (30), a Sudema realizou uma audiência pública para a apresentação do plano de manejo da unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Roncador. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Borborema, e foi aberta ao público para discutir as necessidades da área.O plano de manejo é um documento previsto pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e consiste em um conjunto de estudos ambientais sobre a unidade de conservação, trazendo regras, planos e programas que visam ao cumprimento dos objetivos para a manutenção desta unidade de conservação.Como ele, será possível fazer um controle ambiental mais eficaz sobre a APA do Roncador, mapeando e regulando o uso da unidade de forma sustentável, expondo o que é proibido e permitido no local.A audiência pública foi uma etapa importante para a efetivação do plano de manejo. Onde foi apresentado o diagnóstico realizado pela empresa contratada para elaboração do plano de manejo, possibilitando a discussão com a sociedade civil, possibilitando a compreensão das necessidades da gestão municipal e da população.Estiveram presentes a Prefeita Gilene Cândido, Presidente da Câmara Bisneto Leite, Vereadora Magna, equipe técnica do município, representantes dos municípios de Bananeiras, Belém e Pirpirituba, e a sociedade civil.
Na ultima segunda-feira (30), a Sudema realizou uma audiência pública para a apresentação do plano de manejo da unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Roncador. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Borborema, e foi aberta ao público para discutir as necessidades da área.
O plano de manejo é um documento previsto pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e consiste em um conjunto de estudos ambientais sobre a unidade de conservação, trazendo regras, planos e programas que visam ao cumprimento dos objetivos para a manutenção desta unidade de conservação.
Como ele, será possível fazer um controle ambiental mais eficaz sobre a APA do Roncador, mapeando e regulando o uso da unidade de forma sustentável, expondo o que é proibido e permitido no local.
A audiência pública foi uma etapa importante para a efetivação do plano de manejo. Onde foi apresentado o diagnóstico realizado pela empresa contratada para elaboração do plano de manejo, possibilitando a discussão com a sociedade civil, possibilitando a compreensão das necessidades da gestão municipal e da população.
Estiveram presentes a Prefeita Gilene Cândido, Presidente da Câmara Bisneto Leite, Vereadora Magna, equipe técnica do município, representantes dos municípios de Bananeiras, Belém e Pirpirituba, e a sociedade civil.