Institucional

Prefeitura Municipal de Borborema

José Amancio Ramalho

Prefeito(a)

Paula Maranhão

Vice-prefeito(a)

Gabinete do Prefeito Mais informações
Thais Luana Felipe Galvao

Chefe de Gabinete

Av. Pedro Moreno Gondim , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

Segunda A Sexta, 08h às 12h

(83) 9.9956-1959

Secretaria de Administraçao Mais informações
Adriano Cassiano Pereira da Silva

Secretário(a)

Av. Gov. Pedro Moreno Gondim , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

7:30 As 11:30

(83) 9.3360-1010

sec_admborborema@hotmail.com

Secretaria da Agricultura Mais informações
Obertanio Valentim de Oliveira

Secretário(a)

Rua Amancio Ramalho , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

07:30 As 13:30

(83) 9.9444-1172

agriculturaborboremapb@gmail.com

Secretaria de Controle Interno Mais informações
Leyla Danielle da Rocha Pereira

Secretário(a)

Av. Gov. Pedro Moreno Gondim , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

07:00 As 14:00

(83) 9.9852-9225

prefeituramunicipal@borborema.pb.gov.br

Secretaria de Cultura e Turismo Mais informações
Edjalme dos Santos

Secretário(a)

Av. Gov. Pedro Moreno Gondim , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

08:00 As 11:00 e 13:00 As 16:00

(83) 9.9906-2049

turismoborbo@gmail.com

Secretaria de Desenvolvimento Social Mais informações
Francisca Nascimento Santos

Secretário(a)

Rua Paulo dos Santos , Nº 20 - Centro - CEP: 58.394-000

07:00 As 11:00 e 13:00 As 16

(83) 9.9801-9855

social@borborema.pb.gov.br

Secretaria de Educaçao Mais informações
Jailza Maria Gomes da Silva

Secretário(a)

Avenida Gov. Pedro Moreno Gondim , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

07:00 As 11:30 e 13:00 e 17:00

(83) 9.9815-1282

sec.educacao@borborema.pb.gov.br

Secretaria de Esporte e Lazer Mais informações
Marcus Candido da Sena

Secretário(a)

Avenida Gov. Pedro Moreno Gondim , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

08:00 As 14

(83) 3.360 -1010

pmborborema@hotmail.com

Secretaria de Finanças Mais informações
Ricardo de Morais

Secretário(a)

Avenida Gov. Pedro Moreno Gondim , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

08:00 As 12:00

(83) 9.9912-1065

financas@borborema.pb.gov.br

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente Mais informações
Dogival de Lima

Secretário(a)

Rua Joaquim Martins Carvalho , Nº SN - Centro - CEP: 58.394-000

07:00 As 11:00 e 13:00 As 16:00

(83) 9.9929-6043

prefeituramunicipal@borborema.pb.gov.br

Secretaria de Saude Mais informações
Aysdeslanne Talitta de Farias Santos

Secretário(a)

Avenida Arlindo Ramalho , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

07:00 As 11:00 e 13:00 As 16:00

(83) 9.9988-3157

saudeborborema@hotmail.com

Secretaria de Transportes Mais informações

Av. Arlindo Ramalho , Nº S/N - Centro - CEP: 58.394-000

08:00 As 13:00

(83) 9.9391-1477

  • PREFEITURA
    • GABINETE DO PREFEITO
    • SECRETARIA DE ADMINISTRAÇAO
    • SECRETARIA DA AGRICULTURA
    • SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
    • SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO
    • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    • SECRETARIA DE EDUCAÇAO
    • SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
    • SECRETARIA DE FINANÇAS
    • SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE
    • SECRETARIA DE SAUDE
    • SECRETARIA DE TRANSPORTES

Sem competências até o momento.

I - Coordenar as atividades relacionadas com o recebimento, distribuição, controle do andamento e arquivamento da documentação oficial da Prefeitura;

II - Coordenar a política de desenvolvimento de recursos humanos e administração de pessoal do quadro de funcionários (efetivos e inativos) da Prefeitura;

III - Proceder à padronização, aquisição, guarda, almoxarifado e distribuição, controle e estoque de todo material utilizado na Prefeitura;

IV - Proceder ao tombamento dos bens móveis e imóveis do Município;

V - Administrar os bens constantes do patrimônio municipal, realizando sua manutenção e conservação;

VI - Executar as tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.

I - Estimular e apoiar a participação popular através das diversas formas organizativas do meio rural.

II - Apoiar, preferencialmente os agricultores familiares, visando a superação dos desafios, atuando de forma integrada em programas e projetos, coerentes com a realidade local e estratégias dos agricultores, suas familias e organizações representativas.

III - Disponibilizar serviços que beneficiem os agricultores familiares (Patrulha Rural Mecanizada, mudas florestais, etc.).

IV - Proporcionar mecanismos e ações que visem a interação direta entre produtores rurais e consumidores da área urbana. (Feira livres).

V - Garantir programas e projetos que possam interagir entre Desenvolvimento Rural, Segurança Alimentar e Abastecimento Urbano.

VI- Melhorar e conservar em boas condições de tráfego as estradas rurais do município.

VII - Articular junto as demais Secretarias e órgãos municipais e estaduais para garantir serviços e obras que beneficiem e melhorem a infra - estrutura e qualidade de vida das famílias que residem nas propriedades rurais e a zona urbana.

I - O acompanhamento dos procedimentos legais e do fiel cumprimento dos princípios da Administração Pública desenvolvendo suas atribuições através das gerencias e núcleos que lhe são subordinados;

II - Fiscalizar a tramitação dos processos administrativos no que tange a legalidade;

III - Fiscalizar o patrimônio municipal, a execução da despesa pública e avaliar a contenção de gastos públicos;

IV - Avaliar o cumprimento das metas previstas nos respectivos planos plurianuais e a execução dos programas de governo e orçamento;

V - Exercer o controle sobre as operações de crédito dos avais e das garantias, bem como dos direitos e haveres do município;

VI - Apoiar o controle externo no exercício de sua missão constitucional;

VII - Organizar e executar por iniciativa própria ou a pedido do Tribunal de Contas programação de auditoria contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, nas unidades administrativas;

VIII - Promover auditorias nas contas dos responsáveis, emitindo relatório, certificado de auditoria e parecer que consignaram qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada e indicaram as medidas adotadas para corrigir as falhas adotadas;

IX - Alertar formalmente a autoridade administrativa competente para que instrua a tomada de contas especial, sempre que tiver conhecimento de qualquer dessas improbidades;

X - Assegurar a legitimidade dos passivos e preservar os ativos;

XI - Desenvolver outras atividades correlatas

I - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é responsável pela condução da política cultural do município, executar política cultural em consonância com as diretrizes enunciadas pelos órgãos e entidades pertinentes, sendo o órgão responsável pelos projetos e programas culturais no âmbito municipal;

II - fomenta o desenvolvimento cultural;

III - desenvolve projetos voltados à valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural em geral, promovendo atividades voltadas para o fortalecimento da cultura local;

IV - desenvolve projetos voltados à valorização da literatura e da leitura; estimular a realização de eventos e promoções, mantendo intercâmbio e integração junto a órgãos e entidades da área de cultura locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais, bem como dar execução, em conformidade com as legislações municipal, estadual e federal aplicáveis.

I - Planejar, coordenar e executar as atividades relativas aos serviços sociais e de desenvolvimento comunitário a cargo do município;

II - A Realização, em colaboração com entidades públicas e privadas de programas de capacitação de mão-de- obra e sua integração no mercado de trabalho local;

III - A coordenação da ação dos órgãos públicos e entidades privadas na solução dos problemas sociais da comunidade urbana e rural;

IV - A assistência técnica e material as sociedades de bairros e outras formas de associações que reivindicam a melhoria das condições de vida dos de áreas periféricas;

V - Organização das atividades ocupacionais das crianças e adolescentes das pessoas idosas, deficientes e desamparadas;

VI - A orientação das ações junto aos grupos comunitários, em face de problemas de saúde, higiene, educação, habitação, planejamento familiar; geração de renda e outros, em colaboração com as demais secretarias;

VII - O cadastramento e orientação das obras sociais existentes no município;

VIII - A fiscalização da aplicação dos recursos municipais destinados a instituições de caráter social;

IX - O desenvolvimento de outras atividades afins.

X - Executar as tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.

I - A melhoria da qualidade do ensino nos níveis de competência no âmbito municipal;

II - A redução das desigualdades sócio-educacionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública;

III - Democratização da gestão obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

IV - Formação e valorização dos profissionais da educação.

VI - Inovação e ações flexíveis, criativas e empreendedoras.

VII- Equidade, acesso, permanência e sucesso no processo educacional.

VIII - Democratização, gestão participativa e transparente promovendo igualdade de oportunidades.

I - Formular, executar e avaliar a política Municipal fixada para a promoção do esporte, lazer e da atividade física, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal e da legislação vigente;

II - Formular, coordenar, executar e avaliar os planos, programas e projetos atinentes à promoção do esporte, lazer e da atividade física, como um instrumento de inclusão e desenvolvimento social no âmbito o Município;

III - Promover o acesso a pratica do esporte, o lazer e a atividade físico da população do Município de forma equânime e participativa, visando à integração e inclusão social;

IV - Definir normas e critérios para o funcionamento e utilização dos espaços públicos e dos cenários esportivos para a prática do esporte competitivo, o lazer e as atividades físicas por parte da população e entidades afins no Município;

V - Promover programas e ações de assistência técnica e apoio às representações desportivas municipais, às organizações esportivas e de lazer e a órgãos representativos da comunidade.

I - Executar a política financeira do município, referente às atividades de cadastro, lançamento, fiscalização e arrecadação dos tributos e rendas municipais, bem como, recebimento, pagamento, guarda e movimentação dos recursos financeiros e de outros valores patrimoniais;

II - Proceder ao controle e à escrituração contábil da Prefeitura e prestar ao Prefeito assessoramento geral em assuntos administrativos e fazendários;

III - Proceder à fiscalização dos serviços públicos concedidos, permitidos e autorizados;

IV - Fiscalizar e licenciar a construção de obras particulares;

V - Executar as tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.

I - executar projetos, serviços e obras no Município;

II - promover a construção, a conservação e os reparos das edificações públicas do Município e em calçamento de vias públicas;

III - identificar a necessidade de serviços e obras de engenharia e limpeza urbana bem como iluminação pública, tais como, varrição, capina, coleta de lixo e disposição final de resíduos sólidos sob a forma de concessão e permissão;

IV - planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar e avaliar as ações relativas a serviços e obras públicas, especialmente nos aspectos de infraestrutura viária, estrutura operacional e logística, mecanismos de regulação e serviços;

V - administrar o cemitério municipal;

VI - administrar o abastecimento de água;

VII - exercer outras atividades correlatas.

I - Planejar, coordenar e executar as atividades de saúde pública da população no âmbito do município;

II - Promover os serviços de assistência médica e odontológica à população do município;

III - Orientar o atendimento a população quanto à utilização dos serviços prestados pelos postos de saúde, hospitais da rede municipal, regional e estadual;

IV - Promover e executar campanhas educativas de atividades de saúde nas zonas urbana e rural;

V - Realizar estudos e diagnósticos sobre a situação de saúde da população;

VI - Promover assistência médica odontológica à rede municipal de educação;

VII - Realizar serviços de fiscalização sanitária de acordo com a legislação vigente sobre a matéria;

VIII - Realizar ações pertinentes para o desenvolvimento da educação sanitária e serviço social de saúde.

IX - Executar as tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo Chefe do Poder Executivo.

I - Prestar assistência ao Prefeito em sua representação política e social e assessorá-lo nos contatos com os demais órgãos da Prefeitura e com os municípios;

II - Preparar os despachos e expedientes pessoais do Prefeito;

III - Atender e fazer encaminhar os interessados órgãos competentes da Prefeitura para atendimento de solução de consultas e/ou reivindicações;

IV - Desenvolver atividades relativas a Junta do Serviço Militar, de acordo com a legislação pertinente a matéria;

V - Manter o registro de leis, decretos, resoluções, regulamentos e portarias de interesse da Prefeitura;

VI - Desempenhar as tarefas correlatas que lhe forem cometidas pelo Chefe do Poder Executivo;

LEI MUNICIPAL: 485/2025 26/06/2025

26/06/2025

DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL AO ORCAMENTO VIGENTE DO MUNICIPIO DE BORBOREMA-PB, NO VALOR DE R$ 150.000,00 VISANDO A CRIAÇÃO DE NOVA RUBRICA/DOTAÇÃO ORÇAMENTARI [...]

LEI MUNICIPAL: 484/2025 26/06/2025

26/06/2025

DISPÕE SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO, ORIENTAÇÕES E METAS ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2026 E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 32/2025 17/06/2025

17/06/2025

DISPÕE SOBRE FERIADO E PONTO FACULTATIVO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 197/2025 12/06/2025

12/06/2025

RESOLVE: Art. 1º – DESIGNAR, o servidor público municipal: ROMUALDO FERNANDES NICOLAU, agente administrativo efetivo e ocupante do cargo de Pregoeiro, portador do RG nº 2906 [...]

PORTARIA: 196/2025 11/06/2025

11/06/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Turismo e Cultura Função Matrícula Nome do Servidor Contrat [...]

PORTARIA: 195/2025 10/06/2025

10/06/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Saúde Função Matrícula Nome do Servidor Contrato Licitaç [...]

DECRETO: 29/2025 05/06/2025

05/06/2025

Convoca a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Borborema.

PORTARIA: 194/2025 04/06/2025

04/06/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Administração Função Matrícula Nome do Servidor Contrato [...]

PORTARIA: 190/2025 02/06/2025

02/06/2025

RESOLVE: Art. 1º - Exonerar: ROMÁRIO CÉSAR DA COSTA FREITAS, CPF XXX.398.964-XX e ROOSVELT DE AGUIAR ALBUQUERQUE, CPF XXX.587.854-XX da equipe de expediente do Jornal Oficial d [...]

PORTARIA: 191/2025 02/06/2025

02/06/2025

RESOLVE: Nomear: ANÚBIO ALVES DE SOUSA, CPF Nº XXX.294.624-XX, para exercer o cargo de CONSELHEIRO TUTELAR, lotado na Secretaria de Desenvolvimento Social, com subsídio fixado [...]

PORTARIA: 193/2025 02/06/2025

02/06/2025

Nomear, MARIO HENRIQUE GALDINO DA COSTA, CPF XXX.306.504-XX, para exercer cargo de CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ATO PESSOAL, na Secretaria de Controle Interno, com vencime [...]

PORTARIA: 192/2025 02/06/2025

02/06/2025

EXONERAR, a pedido, MARIO HENRIQUE GALDINO DA COSTA, Mat. 3316, CPF: XXX.306.504-XX, do cargo de SECRETÁRIO ADJUNTO, da Secretaria de Controle Interno, revogando-se as disposiç [...]

DECRETO: 25/2025 28/05/2025

28/05/2025

Estabelece o Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Borborema/PB.

DECRETO: 26/2025 28/05/2025

28/05/2025

REGULAMENTA O ART. 43 DA LEI 10.257/2001- ESTATUT0 DA CIDADE, CRIA 0 CONSELH0 DA CIDADE E DA 0UTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 24/2025 28/05/2025

28/05/2025

Convoca a 1ª Conferencia Municipal da Cidade de Borboremam/PB e da outras providências.

PORTARIA: 186/2025 26/05/2025

26/05/2025

RESOLVE: Art. 1º Nomear os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA 2025/2026: I – Representantes de Entidades Governamentais: a) Gabinet [...]

PORTARIA: 187/2025 26/05/2025

26/05/2025

RESOLVE: Art. 1° - Nomear os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher "Maria de Lourdes Ferreira do Nascimento" CMDM 2025/2026: I- Representantes de Entidades Governa [...]

DECRETO: 22/2025 19/05/2025

19/05/2025

Convoca a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Borborema/PB e dá outras providências.

PORTARIA: 185C/2025 15/05/2025

15/05/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente Função Matrícula Nome do Ser [...]

PORTARIA: 185D/2025 15/05/2025

15/05/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Saúde Função Matrícula Nome do Servidor Contrato Licitaç [...]

DECRETO: 20/2025 12/05/2025

12/05/2025

Regulamenta o Artigo 77 da Lei Federal Nº 14.133/2021, Para Dispor Sobre o Direito de Preferência nos procedimentos operacionais da licitação na modalidade leilão, na forma e [...]

PORTARIA: 185B/2025 12/05/2025

12/05/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Transportes Função Matrícula Nome do Servidor Contrato Lici [...]

PORTARIA: 185A/2025 12/05/2025

12/05/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Administração Função Matrícula Nome do Servidor Contrato [...]

DECRETO: 18/2025 07/05/2025

07/05/2025

DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 184A/2025 06/05/2025

06/05/2025

Designar servidores para funções conforme a tabela abaixo nos contratos de licitação relacionados: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente Função Matrícula Nome do Ser [...]

PORTARIA: 185/2025 05/05/2025

05/05/2025

RESOLVE: READAPTAR a servidora FRANCILLANES RODRIGUES CORDEIRO DO NASCIMENTO, CPF no XXX.188.454-XX, matrícula: 3157; cargo: PROFESSOR B-III, no cargo de AGENTE ADMINISTRATIVO be [...]

PORTARIA: 184/2025 30/04/2025

30/04/2025

RESOLVE: Art. 1º – DESIGNAR, o servidor público municipal: ROMUALDO FERNANDES NICOLAU, agente administrativo efetivo e ocupante do cargo de Pregoeiro, portador do RG nº 29061 [...]

PORTARIA: 183/2025 30/04/2025

30/04/2025

CEDER MANOEL BATISTA DOS SANTOS, MOTORISTA D, mat. 4042, para a Prefeitura de Pilõezinho - PB sem ônus para a Prefeitura de Borborema - PB, servindo-lhe de título a presente P [...]

DECRETO: 17/2025 30/04/2025

30/04/2025

DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 182/2025 28/04/2025

28/04/2025

RESOLVE: Designar o servidor, ROMUALDO FERNANDES NICOLAU, mat. 718, como Presidente da Comissão de Contratação; e os servidores MÁRIO HENRIQUE GALDINO DA COSTA, mat. 3316, e M [...]

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